quarta-feira

Victor & Leo apoiam o Programa Vozes do Morro!

 
 
O Vozes do Morro, uma iniciativa do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), em parceria com o Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas) e com o Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão de Minas Gerais (SERTMG), é um programa inédito no país, lançado em 2008, quando recebeu 499 inscrições.

“O Vozes do Morro é um programa de democratização, de inclusão cultural e social que privilegia o ineditismo e estimula a diversidade de linguagens musicais, que cria oportunidades e rompe barreiras. Por meio da música, com seu poder aglutinador, dá o tom de uma ação valorizando ações que mobilizam os moradores dessas localidades”, avalia a presidente do Servas, Andrea Neves.

Para o presidente do SERTMG, Francisco Bessa, os resultados alcançados pelo Vozes do Morro na promoção e divulgação da produção musical  de moradores de vilas, favelas e aglomerados são importantes. Por meio das emissoras filiadas ao sindicado, há a divulgação gratuita dos selecionados de cada ano.

Artistas renomados como Fernanda Takai do Pato Fu, Flávio Venturini, Rogério Flausino do Jota Quest, Samuel Rosa do Skank, Vander Lee, Lô Borges, o Renegado, Tianastácia, André Valadão e Victor e Leo apoiam o programa.

Alavancados pelo Vozes do Morro, os selecionados dos diversos anos trilham caminhos próprios, com agenda de shows cheia, gravação de CDs com repertório próprio, reconhecimento nas ruas e no meio artístico e até carreira internacional, como é o caso de Tom Nascimento e Rafael Dias, selecionados de 2008 que têm apresentações na Inglaterra, Itália e França, entre outros países europeus. Os dois também se apresentaram no Espaço Cultural, na Cidade Administrativa, que teve atrações como U-Gueto, selecionado de 2008, e Cabral, de 2010, entre outros já convidados para os próximos meses.
Valorização das comunidades
Além da divulgação de suas músicas, os selecionados participam do Curso “Nosso Negócio é Música”, ministrado pelo Sebrae-MG, parceiro do programa, concebido especialmente para prepará-los para a gestão da própria carreira. O curso oferece noções de mercado; planejamento estratégico, que inclui estruturação das bandas e marketing; finanças, com fluxo de caixa e formação de preço; venda e mercado; e técnicas de negociação.
Os selecionados passam a ser também uma nova referência nas comunidades. O sambista Geraldo Magnata sentiu os efeitos do programa no número de shows e fãs e na venda do CD “Geraldo Magnata – Vai que eu tô te vendo”, gravado em 2009. “É muita gente que me para e diz que me viu na TV.” Léo Inseto, do Favela  Groove, que forma dupla de rap com D.B, garante que “com o respaldo do Vozes estamos indo longe. O eco do programa é grande”.
“Mais importante é que esse programa aumenta a autoestima dos moradores dessas regiões, fazendo também com que sintam orgulho do lugar onde moram. Tem conseguido mudar o olhar da população em relação à sua própria comunidade”, atesta o coordenador do Programa até 2010, Cris do Morro. “Outro resultado positivo é a geração de renda, pois vários dos artistas passam a se dedicar apenas à música”, destaca.
“A visibilidade, o reconhecimento das pessoas das periferias tem uma repercussão para a auto-estima das comunidades”, avalia K-du dos Anjos, que é da comunidade do Aglomerado da Serra. Danilo Fernandes, vocalista do Cajaba, outro selecionado de 2009, conta que a agenda de show triplicou e a banda rompeu as fronteiras de Minas.
Inscrições
Inscrições 2011/2012 abertas para os municípios da RMBH
De 27 de setembro a 26 de outubro

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