segunda-feira

Victor e Léo: "em cada esquina tem uma dupla sertaneja"

Perto de comemorar 20 anos de carreira, Victor e Léo lançam 'Amor de Alma'. Foto: Leo Avérsa/Divulgação
Perto de comemorar 20 anos de carreira, Victor e Léo lançam 'Amor de Alma'
Foto: Leo Avérsa/Divulgação

    Com quase 20 anos de trajetória artística, dois DVDs ao vivo e dois documentários lançados, Victor e Léo chegam ao 9º álbum da carreira, Amor de Alma, sabendo exatamente o que querem. "Todos os nossos discos tiveram participações, mas nesse quisemos fazer tudo sozinhos", contou Léo. A dupla, que há pouco mais de um ano fazia cerca de seis shows por semana, exigiu de sua equipe que fizesse no máximo quatro. "O Borboletas foi gravado quando só tínhamos um dia livre na semana, foi uma loucura e um desgaste que eu não queria ter de novo", explicou Victor.
    Tudo indica que o novo trabalho é uma volta às origens da dupla, seja pela capa do álbum feita no haras de Léo, já que este "é um dos hobbies favoritos, o que gostamos de fazer no tempo livre há muitos anos", ou pela escolha do repertório, que, segundo a dupla, não parte do princípio mercadológico e sim da emoção e história. "Todas as releituras representam fases que marcaram a gente", revelou Victor.
    Enquanto os boatos sobre um possível relacionamento com Paula Fernandes rondam a vida pessoal de Victor, a parceria entre a dupla e a cantora na música Sonhos e Ilusões em Mim também remete ao passado. "Ela já queria gravar essa música há um bom tempo. Nos conhecemos há muitos anos e temos um carinho especial por ela. Viemos na mesma época para São Paulo e lançamos nosso disco praticamente juntos, então é uma amizade construída durante muito tempo", disse ele, despistando.
    Voltando a falar de música, Victor e Léo, que assinam a maioria de suas músicas, falaram sobre as duplas que só interpretam e garantiram não ter nenhum tipo de preconceito. "Quando o cantor tem uma pegada original, aliado ao bom gosto, ele quase vira o autor da faixa. Por exemplo, Chitãozinho e Xororó em Evidências, quando falam da música a gente já pensa nos dois", falou Victor.
    Quando questionado se saberia dizer o número de duplas sertanejas que existem no País, Léo foi direto: "entendi o que você quis dizer. Em cada esquina tem uma dupla, é impressionante". Victor concordou: "você escuta um lançamento na rádio hoje e amanhã tem outro igualzinho. A palavra sertanejo vem de sertão. Na minha opinião, se um cara que canta sertanejo não sabe o que significa sertão, ele não ta cantando música sertaneja; talvez esteja seguindo a fórmula de uma canção que vendeu muito", alfinetou ele.
    Com uma pequena temporada de shows já agendada para meados de dezembro, em São Paulo, os irmãos preferiram não dar pistas sobre as comemorações dos 20 anos de carreira. "Pode ser que tenha alguma coisa especial, sim", disse Léo. "Mas nos shows o público já pode esperar novidades e surpresas", completou.
    Antes de encerrar a entrevista, que aconteceu em um hotel na zona sul de São Paulo, Victor não conseguiu se esquivar das perguntas sobre relacionamento. Está solteiro? "Estou. Eu não mexo com drogas (risos)", brincou ele. "Na verdade eu respondo assim: 'o que você acha?'. As pessoas não veem o tempo passar", finalizou ele.

    Em Amor de alma, dupla mineira Victor e Leo retoma a herança do sertão..

    Pedro Ladeira/Esp.CB/D.A Press



    Essência é uma palavra importante para descrever o novo trabalho de Victor e Leo. Nono CD em 20 anos de carreira da dupla, Amor de alma é nítido resgate das origens musicais dos irmãos, ou seja, da essência sertaneja.

    Naturais de Abre Campo, na Zona da Mata mineira, eles cresceram ouvindo os clássicos que saíam da radiola do avô, Tonico Chaves. Eis que aqueles timbres voltam repaginados.

    Sem desprezar as referências pop que colocaram a dupla em patamar invejável no recente cenário musical brasileiro, Amor de alma investe no que se pode chamar de sertanejo tradicional. O acordeom, por exemplo, é ouvido em 10 das 12 canções. Victor Chaves assina sete faixas sozinho e outra em parceria com o irmão. As demais são regravações.

    PASSADO  Boteco de esquina abre o disco e manda um recado ao ouvinte. Primeiro: trata-se de álbum dançante, diferente dos outros. Segundo: as homenagens ao passado serão recorrentes, com direito à citação de Fio de cabelo, clássico gravado por Chitãozinho e Xororó na década de 1980.

    E assim Amor de alma segue seu percurso, suas misturas. A canção que dá nome ao CD tem a sonoridade convencional da dupla: os violões de Victor destacados, com direito a solos, e letraromântica. Venha ver o mar, Mal resolvido e Lu são faixas que representam o momento forró.

    A sequência “memória afetiva” traz sucessos antigos, como Fuscão preto, O doutor e a empregada, Passe livre e Se eu não puder te esquecer, de Moacyr Franco. 

    Como sempre, os irmãos insistem em reafirmar influências que vão de Eric Clapton ao Trio Parada Dura. Desta vez, Victor e Leo acrescentaram ao repertório a regravação da balada Sexy Yemanjá, de Pepeu Gomes e Tavinho Paes.

    PAULA  Amiga de longa data, Paula Fernandes é a única convidada especial do álbum. A conterrânea mineira divide os vocais com os irmãos em Sonhos e ilusões em mim, uma das faixas mais lentas do disco.

    Ainda que soe diferente da discografia de Victor e Leo, Amor de alma não parece fadado a ter trajetória muito distinta dos álbuns anteriores. A esses irmãos mineiros continua assegurado papel de destaque no cristalizado filão sertanejo.

    (ATUALIZADO) Victor & Leo no Programa Eliana!


                                       Amor de Alma


                                   Boteco de Esquina




    Victor & Leo lêem carta com mais de 13 mil mensagens!
    (Promoção Surf -- O que é bom dura muito com Victor e Leo)

    Victor & Leo no Natal Mágico na Rede Globo no dia 24/12/11

    Os cantores Zezé Di Camargo e Luciano foram os convidados especiais   para gravar o musical especial de Natal para o TV Xuxa, que vai ao ar em 24 dezembro.Sempre animados, os artistas cantaram no palco alguns de seus sucessos, como No Dia Em Que Saí de Casa e Mentes Tão Bem. Além disso, os telespectadores poderão conferir Zezé, Luciano e Xuxa cantando juntos a música Natal Mágico, que gravaram há alguns anos para um DVD dela.No dia 22 de dezembro, foi feita a gravação que reuniu Zezé e Luciano e Victor e Leo  em um show especial no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, para animar seus fãs e arrecadar fundos para o Hospital do Câncer de Barretos.    

    Fonte: Movimento Country

    Sucesso é o que não falta: Victor & Leo e Metallica estão entre os lançamentos de CDs e DVDs

    Mais uma vez, os lançamentos de CDs e DVDs trazem opções musicais para todos os gostos e idades.
    Entre os destaques, estão duas duplas bem diferentes: Victor & Leo e Lou Reed & Metallica.
    Os irmãos sertanejos estão divulgando seu nono disco, trazendo como inspiração, além do som caipira, forró e ritmos latinos. Enquanto isso, o veterano cantor Lou Reed, um dos avôs do punk, se uniu ao grupo Metallica para gravar o disco Lulu.
    lou reed


    Veja todos os lançamentos:

    novos baianos
    Filhos de João - O Admirável Mundo Novo Baiano (Menta Vídeos/Pipa Distribuidora)O documentário de Henrique Dantas retrata a história de um dos grupos mais importantes do Brasil. Durante os anos 60 e 70, os Novos Baianos misturaram bossa nova com rock psicodélico, em uma fusão nunca antes vista em qualquer canto do mundo. Com depoimentos da maioria da turma, entre eles, Moraes Moreira, Pepeu Gomes, Galvão, Paulinho Boca de Cantor e Dadi, o diretor traça uma narrativa saborosa, que ainda traz imagens preciosas de arquivo. A cantora Baby do Brasil (na época, ainda com o sobrenome Consuelo) e o próprio João Gilberto – o “pai” dos baianos - ficaram ausentes das entrevistas atuais. Mesmo assim, vale ouvir (atentamente) cada palavra dita por Tom Zé em homenagem aos amigos. Contato: comunica@pipadistribuidora.com.br
    victor e leo
    Victor & Leo – Amor de Alma (Sony)Em um trabalho com um caminho musical mais amplo, trazendo desde forró a ritmos latinos, Victor & Leo lançam seu mais novo CD apostando na diversidade. Entre os destaques, está um pout-pourri dançante deFuscão Preto/O Doutor e a Empregada/O Fuscão e a Empregada. Paula Fernandes, amiga dos irmãos há anos, faz um dueto na balada Sonhos e Ilusões em Mim. Os fãs vão aprovar.
    lou reed

    Lou Reed e Metallica – Lulu (Universal)Talvez seja o CD mais polêmico deste ano. A união entre o cantor Lou Reed e a banda Metallica deu o que falar desde o início da divulgação desse projeto. Enquanto alguns fãs adoravam a ideia, outros já a achavam uma bizarrice sem tamanho. O fato é que essa união incomum não deixa de ser curiosa, mesmo que o CD não seja muito bom. Na maioria das músicas, como é de praxe, Lou cantarola suas poesias, enquanto o Metallica acrescenta todo o peso do metal.
    belo
    Belo – 10 Anos de Sucesso – Ao Vivo em Salvador (Sony)Para comemorar seus dez anos de carreira, Belo registrou dois CDs e um DVD ao vivo. Cantando para 50 mil fãs em Salvador (BA), o cantor mostra hits e inéditas como Noites Traiçoeiras, Hoje Livre Sou, Sexto Sentido,Vamos Dançar! e Reiventar. Destaque para a participação de Daniela Mercury na regravação, em dueto, dePétala, de Djavan.
    rock brasília
    Vários – Rock Brasília / Era de Ouro (EMI)Trilha sonora do documentário Rock Brasília – Era de Ouro, o CD relembra os principais nomes que, a partir dos anos 80, saíram da Capital Federal para o sucesso nacional. Entre eles, Capital Inicial, Legião Urbana, Plebe Rude e Os Paralamas do Sucesso.
    aline muniz
    Aline Muniz – Onde Tudo Faz Sentido (Atrevida)Filha da atriz Angelina Muniz, Aline mostra que vai além de ser lembrada apenas pela mãe famosa. Dona de uma voz grave e ao mesmo tempo doce, o segundo CD da cantora mostra bom gosto em canções inéditas e regravações surpreendentes. Entre elas, o frevo pop de Moraes Moreira, Bloco do Prazer, transformado aqui em um tango com influências de jazz. Muito bom. Contato: atrevidaproducoes.com.br
        Fonte: R7